Escolha a barrinha certa para seu tipo de treino e nível de condiconamento
Bateu aquela fominha? Acabou o treino e não sabe o que comer? Vai correr e precisa de combustível rápido? Para muita gente, a solução é uma só: comprar uma barrinha. Tudo certo, mas só se você souber o que está devorando. “É preciso checar qual produto se ajusta a seu perfil e à demanda nutricional do treino”, diz a nutricionista Suzana Bonumá, especialista em fisiologia do exercício pela USP. Encontre a companhia ideal para otimizar os treinos e ter um dia a dia mais saudável.
De fruta
À base de frutas secas e compactadas.
Vantagens – Ajudam a atingir a meta de ingestão diária de frutas (cinco porções). De acordo com o American Institute for Cancer Research, essa quantidade contempla vitaminas necessárias ao corpo e reduz em até 32% a incidência de câncer.
Ideal para – Abastecer antes de treinos leves, de menos de uma hora.
Alerta – Muitas têm adição de açúcar e chocolate. Se está cuidando do peso, fique com as naturais.
Opções – Salada de Frutas Levittá (58 kcal) e Nutry light Ameixa com Banana (71 kcal).
De cereais
Feitas à base de mix de cereais, como aveia, linhaça e flocos de arroz.
Vantagens – Costumam ter a quantidade ideal de calorias e carboidratos para treinos de até uma hora. Algumas possuem alto teor de fibras, que ajudam na sensação de saciedade.
Ideal para – Ter combustível suficiente para corridas de até 1 hora.
Alerta – Por causa das fibras, algumas pessoas sentem um desconforto ao consumir essa barrinha antes do treino. Veja como seu corpo reage.
Opções – Neston light Banana com Chocolate (83 kcal), Nature Valley Amêndoas e Uvas-passas (91 kcal) e Trio light Avelã com Chocolate (100 kcal).
Proteicas
Trazem grande concentração de proteína na composição, além de carboidrato. “Algumas apresentam quantidades consideráveis de chocolate e gordura para disfarçar o gosto residual de proteína”, explica Suzana.
Vantagens – A qualidade de proteína equivale a um ovo cozido ou meio bife pequeno e a de carboidrato é muitas vezes até maior que a das barras de cereais. Ajuda a promover a recuperação muscular pós-treino.
Ideal para – Corredores que treinam pesado por mais de duas horas e precisam repor nutrientes essenciais (como proteínas) para reparar as fibras musculares. O ideal é ingerir a barra até uma hora após a corrida.
Alerta – Se preferir consumir a barra antes da corrida, faça isso com duas horas de antecedência. Como a proteína é um nutriente de digestão lenta, você pode ter algum desconforto.
Opções – Protein Bar AGE Outside NutriLatina (190 kcal), Cream Crunch Probiótica (220 kcal) e Myoplex Carb Sense (260 kcal).
Energéticas
Possuem altas concentrações de carboidrato e também boas doses de proteína, açúcar e gordura.
Vantagens – É um injeção de carboidrato na veia. E assim o organismo não busca a glicose dos músculos.
Ideal para – Maratonistas ou atletas de alta performance, que precisam atingir uma boa quantidade de calorias e nutrientes diariamente. Para antes de treinos e provas.
Alerta – São verdadeiras bombas calóricas provenientes basicamente de carboidrato. Se não estiver treinando intensamente, passe longe.
Opções – Mega Gym PowerFit Energy Bar Nutrilatina (150 kcal) e PowerBar Performance (240 kcal).
Fonte: Revista Runner´s, Junho 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário