A cura pelo vinho e os poderes medicinais que tem a bebida do deus Baco vem a séculos, e cada vez mais, sendo propagada e utilizada pelas populações. A bebida aquece, estimula prazeres, realça a beleza, previne e cura doenças, principalmente as cardíacas. Seu poder calorífero e redutor faz dele um poderoso aliado nos tratamentos estéticos garantindo queima de gordura pelo organismo. Por esta técnica o vinho quente em contato com o corpo força o organisco a reagir (termogênese) para manter o equilíbrio com o ambiente externo. Na batalha para aumentar o calor interno há consumo de energia que vem da queima de gorduras, forçando assim a redução das medidas corporais. Substâncias presentes no vinho com o polifenol um poderoso antioxidante, rejuvenescedor (mais que a vitamina C, 10 mil vezes melhor que vitamina E, reduz os radicais livre em até 85%) removem células mortas, estimulam, eliminam toxinas, deslocam as placas de gorduras prevenindo doenças e acelerando o emagrecimento. O resveratrol elimina as plaquetas coagulantes que entopem as artérias enquanto os flavonóides são antioxidantes e combatem os radicais livres responsáveis por envelhecer as células e deixar o organismo sensível a doenças.
Uma técnica francesa utilizada no Brasil que associa calor e relaxamento, consiste de esfoliação, hidromassagem, máscaras corporais e faciais, pode ser feita em 12 sessões de 90 minutos cada, 2 vezes por semana. Cada sessão é dividida em 5 etapas, a saber:
Etapa 1 – ingestão de um cálice de vinho objetivando estimular o aquecimento interno.
Etapa 2 – esfoliação e limpeza da pele com produtos específicos.
Etapa 3 – massagem com vinho quente e extratos de ervas promovendo drenagem linfática.
Etapa 4 – colocação de faixas elásticas embebidas numa mistura de vinho quente e magnésio.
Etapa 5 – retirada das faixas (após 40 minutos) e hidratação final.
Nota: Os resultados podem ser aferidos na fita métrica após cada seção mas o tratamento deve ser feito ou orientado por profissionais.